SOROCABA / SP - terça-feira, 26 de setembro de 2017

INSÔNIA & PARANOIAS

PESSOAS COM INSÔNIA TÊM MAIS CHANCES DE SOFRER DE PARANOIAS, COMO A MANIA DE PERSEGUIÇÃO, SEGUNDO PESQUISADORES DO KING'S COLLEGE

 

 

 


Pesquisadores do Departamento de Psicologia e do Instituto de Psiquiatria do King's College, em Londres, realizaram um estudo que avaliou a relação entre insônia e paranoia, principalmente em relação às idéias persecutórias. Insônia severa ou moderada estava presente em mais de 50% do grupo com desilusão persecutória.

O objetivo do estudo foi examinar, pela primeira vez, a associação dos sintomas de insônia e de paranóia em uma  população de pessoas saudáveis e em indivíduos com idéias persecutórias atendidos em serviços psiquiátricos.

Participaram da pesquisa 300 indivíduos saudáveis e 30 indivíduos com desilusão persecutória e diagnóstico de psicose não afetiva.

 

Os resultados mostraram que os sintomas de insônia foram claramente associados com altos níveis de idéias persecutórias. Insônia severa ou moderada estava presente em mais de 50% do grupo com desilusão persecutória. Este estudo fornece, pela primeira vez, evidências de que a insônia é comum em indivíduos com paranóia.

A implicação é que intervenções que tratem a insônia neste grupo podem levar a benefícios adicionais para a redução da paranóia.

 

Fonte: Schizophrenia Research